Gustav - Mundo - iG" /

McCain modifica a agenda da convenção republicana por Gustav

St Paul (EUA.), 31 ago (EFE) - O senador John McCain ordenou mudanças na Convenção Nacional Republicana, na qual será proclamado candidato do partido à Presidência dos Estados Unidos, devido à chegada do furacão Gustav às costas americanas do Golfo do México.

EFE |

McCain afirmou que não seria certo que os republicanos se dedicassem a uma comemoração enquanto os compatriotas sofrem o impacto de um desastre natural.

"Ordenei que fossem feitas mudanças no programa da convenção, começando com as atividades de segunda-feira à noite", disse à imprensa McCain, após visitar o centro que coordena a resposta ao furacão em Jackson (Mississipi).

Os organizadores da convenção convocaram uma entrevista coletiva para as 17h (em Brasília) para explicar essas mudanças, que podiam incluir o encurtamento do encontro, que deve terminar na quinta-feira.

"Agiremos como americanos e não como republicanos, pois os Estados Unidos precisam de nós agora", disse.

"Gustav" se aproxima das costas dos Estados Unidos três anos depois que o "Katrina" devastou Nova Orleans, o que fez com que o presidente americano, George W. Bush, fosse muito criticado pela péssima resposta do Governo federal a essa emergência.

Desta vez, Bush cancelou sua participação na convenção, prevista para segunda-feira, para se manter nas imediações do ponto de entrada do ciclone em terra.

Por sua vez, Barack Obama, o candidato democrata, disse que poderia pedir aos partidários para irem aos estados afetados para ajudar as vítimas, se fosse necessário.

Também sugeriu arrecadar doações. "Podemos enviar um e-mail a uma lista que contém dois milhões de pessoas", afirmou.

Obama disse que não viajará à zona agora para que sua visita não crie obstáculos aos trabalhos de preparação para o furacão e que poderia fazê-lo "assim que as coisas tiverem se acalmado". EFE cma/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG