DENVER (Reuters) - O candidato republicano à Presidência dos EUA, John McCain, já decidiu quem será o seu companheiro de chapa e provavelmente fará o anúncio na sexta-feira, disse uma autoridade do Partido Republicano na quarta-feira. Essa fonte, que tem relações com a campanha de McCain e pediu anonimato, disse não saber quem é o indicado --informação guardada a sete chaves pela cúpula da campanha. Estão querendo apresentar na sexta-feira, disse essa fonte. O comitê de McCain não se manifestou oficialmente.

Na sexta-feira, um dia depois do final da convenção democrata, McCain tem compromissos de campanha em Dayton, Ohio.

O anúncio deste dia poderia contrabalançar parte da atenção dada a Barack Obama, aclamado candidato na quarta-feira na convenção de Denver.

McCain e seus assessores passaram meses debatendo a conveniência de escolher um nome tradicional dos republicanos, como o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, que se empenhou na campanha do senador depois de ser derrotado nas primárias deste ano, ou então buscar um político menos tradicional, como o senador independente Joe Lieberman.

Lieberman foi companheiro de chapa do democrata Al Gore em 2000, e alguns republicanos temem que sua escolha afaste o eleitorado conservador, transformando a convenção republicana da semana que vem em Minnesota num desastre.

Outros políticos citados como possíveis vices de McCain incluem Tim Pawlenty (governador de Minnesota), Meg Whitman (ex-presidente-executiva da empresa de leilões na Internet eBay) e Kay Bailey Hutchinson (senadora pelo Texas).

(Reportagem de Steve Holland)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.