McCain ganha em Kentucky e Obama em Vermont

Washington, 4 nov (EFE).- O candidato presidencial republicano John McCain ganhou no estado de Kentucky, e seu adversário democrata Barack Obama saiu-se vencedor em Vermont, segundo projeções anunciadas por emissoras de TV americanas.

EFE |

Com 10% dos votos apurados em Kentucky na contagem oficial, McCain conta com 52%, contra 47% de Obama. Desta forma, McCain, que partia como favorito em Kentucky, ficou com os oito votos pertencentes ao estado no colégio eleitoral.

Por outra parte, Obama obteve a vitória em Vermont, um pequeno estado do leste do país, e que conta com apenas três votos no colégio eleitoral.

A região é tradicionalmente democrata, e as emissoras de TV locais já projetaram a vitória de Obama, apesar de a apuração oficial ter apenas começado.

Na longa noite de apuração das eleições presidenciais dos Estados Unidos, cada um dos candidatos deve somar pelo menos 270 dos 538 votos em disputa no colégio eleitoral, para chegar à Casa Branca.

Em Indiana, outro estado que já encerrou seu período para votação, McCain está na liderança, com 49,9% dos votos, contra 49% do senador por Illinois.

Em New Hampshire, com 1% dos votos apurado, Obama soma 66,6%, contra 33,3% do republicano.

Na Virgínia, com 1% apurado, McCain obtém 55%, enquanto seu adversário conta com 44%.

É um dos estados nos quais os analistas prestaram mais atenção, já que nunca votou a favor de um candidato presidencial democrata desde que, em 1964, apoiou Lyndon Johnson.

No entanto, este ano as pesquisas favorecem Obama por uma margem média superior a quatro pontos percentuais.

Se Obama vencer na Virgínia, esse resultado poderia antecipar um triunfo confortável do democrata. EFE pgp/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG