O candidato republicano à Casa Branca, John McCain, questionou nesta quarta-feira a capacidade de seu adversário democrata, Barack Obama, para combater a rede fundamentalista Al-Qaeda e seu líder, Osama bin Laden.

"A questão é saber se (Obama) é um homem com condições para proteger os Estados Unidos de Osama bin Laden, da Al-Qaeda e de outras graves ameaças mundiais", destacou McCain após uma reunião com seus conselheiros para segurança nacional na Flórida, no sudeste do país.

"Diante de terroristas que continuam planejando novos ataques pelo mundo, estão em jogo milhões de vidas inocentes, incluindo vidas americanas", disse o senador pelo Arizona.

"A vitória precisa ser assegurada no Iraque e no Afeganistão. O senador Obama se opôs a derrubada do ditador iraquiano (Saddam Hussein) e nega, obstinadamente, a necessidade de se defender a jovem democracia iraquiana, mesmo quando a vitória está a vista", disse o republicano.

McCain afirmou que a proposta de Obama para acabar com a guerra no Iraque pode causar "um desastre e uma tragédia se os americanos baterem em retirada".

aje/LR

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.