totalmente sobre o Iraque - Mundo - iG" /

McCain diz que Obama se equivocou totalmente sobre o Iraque

Washington, 21 jul (EFE) - O candidato presidencial republicano, John McCain, disse hoje que seu adversário democrata, Barack Obama, se equivocou sistematicamente quanto à estratégia a ser seguida no Iraque. (Obama) Equivocou-se totalmente, disse hoje McCain, que insistiu em que qualquer retirada das tropas do Iraque deve se basear em como a situação no terreno estiver. As declarações coincidem com a visita de Obama ao Iraque, onde sua idéia de retirar as tropas do país 16 meses após chegar à Presidência, se vencer as eleições de novembro, encontrou boa recepção. Ali al-Dabbagh, porta-voz do Governo iraquiano, destacou hoje que não respalda uma data fixa para a retirada, mas expressou confiança em que as unidades de combate americanas possam deixar o país em algum momento de 2010. Esperamos que em 2010 as tropas de combate se retirem do Iraque, disse Dabbagh à imprensa. Para David Paul Kuhn, da revista Politico, a situação no Iraque está girando dramaticamente a favor de Obama e contra McCain. A grande mudança residiria em que o presidente americano, George W. Bush, que se opunha a qualquer calendário para retirar as tropas do Iraque, chegou a um acordo com o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, para estabelecer um marco geral para a saída.

EFE |

Kuhn considera que, "pela primeira vez, os assessores de Obama acreditam que McCain ficou na defensiva no debate sobre segurança nacional, já que sua reticência em respaldar um marco geral para a retirada não só se opõe à posição do rival democrata, mas também à da Casa Branca e ao primeiro-ministro iraquiano".

McCain, um ex-militar condecorado, buscou reiterar hoje sua superioridade em temas de segurança e lembrou que Obama "não tem experiência militar". EFE tb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG