McCain diz que EUA vão vencer a guerra no Iraque até 2013

A guerra do Iraque será vencida pelos Estados Unidos até 2013, e até esse ano o líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, estará morto ou capturado, prometeu nesta quinta-feira o candidato republicano à Casa Branca, John McCain, em um discurso sobre os objetivos de seu mandato, caso eleito.

AFP |

"Para janeiro de 2013, os Estados Unidos já terão dado boas-vindas à maioria dos homens e mulheres que se sacrificaram terrivelmente para que o país pudesse conservar sua liberdade", disse McCain em discurso em Columbus (Ohio, leste).

"A guerra no Iraque terá sido vencida. O Iraque será uma democracia que funciona, apesar de sofrer dos duradouros efeitos de décadas de tirania e séculos de tensão sectária", disse.

Os comentários de McCain soaram como um esforço para neutralizar um ataque dos democratas, que alegam que ele está disposto a permanecer no Iraque por cem anos, citando um discurso do republicano.

Para 2013, as tropas dos Estados Unidos, contudo, não terão um papel direto de combate, disse McCain, que foi um firme defensor da estratégia de aumento de tropas do presidente George W. Bush.

col-jit/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG