Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

McCain desafia idade com sprint final de 22 horas

Por Andy Sullivan INDIANAPOLIS (Reuters) - O candidato republicano John McCain tem 72 anos, mas não parece preparado para a cadeira de balanço. Com apenas três horas de sono, ele pretende passar por sete Estados em 22 horas, na segunda e terça-feira, para a reta final da campanha com a qual pretende se tornar a pessoa mais idosa a tomar posse no cargo de presidente dos EUA.

Reuters |

"Ele tem muito vigor; eu não sei se agüentaria. Acho que ele está em grande forma", disse a dona-de-casa Christina Riley, 41 anos, num comício no aeroporto de Blountville, no Tennessee.

O senador levantou-se às 5h30 e logo cedo já fazia discursos de improviso, prevendo a vitória, em Tampa (Flórida) e Blountville. Na terceira parada, nos arredores de Pittsburgh (Pensilvânia), ele parecia muito entusiasmado -- ou talvez um pouquinho bêbado de ponche.

"Joe, Joe, Joe, obrigado, Joe", disse McCain ao apresentar o senador Joe Lieberman (sem partido), seu amigo.

Na escala seguinte, em Indianapolis, ele parecia um pouco rouco, mas tão vigoroso quanto no comício do final da noite anterior, diante de 15 mil pessoas, em Miami.

Na segunda-feira, ele ainda deveria fazer campanha em Roswell (Novo México), Henderson (Nevada) e Prescott (Arizona, seu Estado).

Já o democrata Barack Obama teve um dia relativamente comprimido, com uma jornada de 14 horas. Seu primeiro evento foi às 11h, em Jacksonville (Flórida). Ele ainda faria campanha em Charlotte (Carolina do Norte) e Manassas (Virginia), e pretende chegar à sua casa, em Chicago, pouco depois de 0h (hora local).

No sábado, McCain fez piada com sua idade no humorístico "Saturday Night Live". Mas o assunto é levado a sério por muitos eleitores, especialmente em comparação com Obama, 47 anos, jogador de basquete nas horas vagas.

O republicano tem uma cicatriz visível na mandíbula devido a um câncer de pele, mas prontuários divulgados em maio disseram que ele está bem de saúde. Em geral, até ocupantes mais jovens se ressentem do exercício do poder -- Bill Clinton e George W. Bush, por exemplo, acumularam muitos cabelos brancos em oito anos de mandato.

Mas, nos comícios de segunda-feira, a idade de McCain não parecia ser um problema. "Ele parece estar com ótima saúde, e além disso (a idade) lhe dá sabedoria", disse Jean Soergel, 66 anos, no Tennessee.

(Reportagem adicional de Jeff Mason e Caren Bohan)

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG