Washington, 23 mai (EFE).- Por causa do mau tempo, a Nasa suspendeu a primeira tentativa de retorno do ônibus espacial Atlantis à Terra neste sábado.

Depois de um adiamento na sexta-feira, os planos da agência espacial americana eram de que a nave e seus sete tripulantes aterrissassem no Centro Espacial Kennedy, no estado da Flórida, às 9h15 (10h15 de Brasília) de hoje.

A Nasa já informou que preparou seis oportunidades de aterrissagem ao longo deste sábado. Ontem, uma tempestade de raios e o surgimento de nuvens baixas perto da área de pouso inviabilizaram o retorno do ônibus espacial.

Por conta disso, os astronautas tiveram que prolongar por mais 24 horas sua estada no espaço, onde passaram dez dias reparando o telescópio "Hubble".

Suspensa a primeira tentativa de retorno neste sábado, a Nasa preparou outras duas para que o "Atlantis" volte à Terra no Centro Kennedy e mais três para que pouse na base aérea de Edwards, na Califórnia.

Caso os especialistas da Nasa optem pela primeira chance de pouso na costa oeste, a nave deverá aterrissar às 10h45 (11h45 de Brasília).

Se o mau tempo continuar, o centro de controle da missão ainda pode adiar por mais um dia a aterrissagem. As opções de pouso para domingo incluem Flórida, Califórnia e Novo México. EFE elv/sc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.