Endeavour à Terra - Mundo - iG" /

Mau tempo na Flórida poderia atrasar retorno da Endeavour à Terra

Washington, 20 fev (EFE).- A nave Endeavour, que se preparava hoje para retornar, neste domingo, à Terra, poderia ser obrigada a permanecer um dia mais no espaço tendo em vista o mau tempo em Cabo Canaveral (Flórida), onde deveria aterrissar.

EFE |

O responsável da equipe da Nasa (agência espacial americana) que supervisiona a missão da nave, Leroy Cain, disse hoje em entrevista coletiva que a chuva e as nuvens baixas na área do Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida, poderiam dificultar ou inclusive impedir a aterrissagem da "Endeavour", prevista para as 0h16 de domingo (horário de Brasília).

A Nasa considera que atualmente há uma possibilidade de 50% que a nave possa aterrissar em Cabo Canaveral.

É possível que chova a 48 quilômetros da pista de aterrissagem, condição que proíbe à agência espacial realizar este tipo de manobra, e as nuvens também poderiam estar baixas demais para permitir à "Endeavour" retornar definitivamente à Terra após uma missão de 14 dias no espaço e nove na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), disse Cain.

A Nasa preparou para qualquer eventualidade também a pista da Base Edwards da Força Aérea, na Califórnia, mas ali as condições meteorológicas também são incertas, disse.

A nave tem a 1h51 de Brasília uma segunda possibilidade de aterrissar em Cabo Canaveral.

Se não for possível, a Nasa desviaria a nave para a Califórnia, onde poderia aterrissar às 3h20 de Brasília da segunda-feira ou às 4h55 do mesmo dia em uma segunda tentativa. EFE cae/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG