Endeavour rumo à ISS - Mundo - iG" /

Mau tempo ameaça partida do Endeavour rumo à ISS

Washington, 11 jul (EFE).- O ônibus espacial Endeavour busca partir hoje rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), em uma terceira tentativa agora ameaçada pelas más condições do tempo na região do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

EFE |

As operações foram feitas da forma prevista e os sete tripulantes continuam sua preparação sem inconvenientes, como disse a agência espacial americana (Nasa) em comunicado.

"Todos estamos prontos para o lançamento. Não há problemas de nenhum tipo", afirmou Mike Moses, diretor da equipe que comanda os preparativos, depois da revisão final dos sistemas na sexta-feira.

No entanto, admitiu que é possível que as condições do tempo sejam um obstáculo para a operação.

Segundo Kathy Winters, do escritório de meteorologia da Nasa, as chuvas, as tempestades elétricas e as nuvens espessas podem interferir no desenvolvimento normal da contagem regressiva para o lançamento.

"No momento do lançamento, vamos ter 60% de possibilidades de que o clima impeça a operação. Só há 40% de chances de o tempo ser bom", explicou.

Apesar das previsões ruins, a Nasa informou que está mantido o programa de operações prévias, que incluem a preparação da plataforma 39A para o lançamento ao meio-dia (Brasília) e o começo do abastecimento do tanque externo a partir das 11h14.

Até agora a contagem regressiva para a missão, que incluirá cinco atividades extraveiculares, foi feita sem inconvenientes desde que foi iniciada, na quarta-feira passada.

Durante a missão, os astronautas do "Endeavour" completarão, entre outras atividades, a instalação do laboratório "Kibo". EFE ojl/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG