Massachusetts decidirá em 9 de setembro sobre sucessor interino de Kennedy

A Assembleia do estado de Massachusetts anunciou que em 9 de setembro decidirá se designa um sucessor interino para a cobiçada cadeira do senador democrata Ted Kennedy em Washington.

AFP |

A substituição de Kennedy suscita especial atenção porque ocorre em pleno debate legislativo sobre a reforma do seguro de saúde impulsionada pelo presidente Barack Obama e principal projeto defendido pelo senador falecido.

A Assembleia convocou para 9 de setembro, após o feriado do Labor Day, uma audiência em que se pronunciará a respeito de um projeto de lei que permitiria designar um sucessor interino à espera de uma eleição especial.

Essa eleição especial será realizada em 19 de janeiro de 2010, anunciou em uma entrevista coletiva à imprensa o governador de Masacchusetts, Deval Patrick.

Conforme a legislação vigente nesse estado, que o legislador tentou em vão mudar pouco antes de morrer, o sucessor de Kennedy deve ser designado por meio de eleição especial, a ser realizada em um prazo de cinco meses.

Diante de uma batalha política em torno do seguro de saúde e sentindo sua morte iminente, Kennedy escreveu pouco antes de morrer aos legisladores para que mudassem as regras e preenchessem antes a sua cadeira.

Kennedy morreu aos 77 anos de idade na terça-feira passada e foi enterrado no cemitério de Arlington, a poucos metros dos túmulos de seus irmãos, o presidente John F. Kennedy, assassinado em 1963, e Robert Kennedy.

str/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG