Marrocos sequestra 2 revistas por pesquisa sobre o rei

Rabat, 1 ago (EFE).- O Marrocos ordenou hoje o sequestro das revistas Telquel e Nichane por terem realizado uma pesquisa sobre o balanço do reinado de Muhammad VI, disse à Agência Efe o diretor de ambas as publicações, Ahmed R.

EFE |

Benchemsi.

O sequestro afeta as edições especiais de agosto da "Telquel" (em francês) e da "Nichane" (em árabe), ambas pertencentes ao mesmo grupo editorial, e que tinham como artigo principal uma enquete nacional sobre esta última década de reinado.

Benchemsi disse à Efe que essa pesquisa tinha ocorrido em colaboração com o jornal francês "Le Monde" e que, segundo comunicaram as autoridades, foi "o mero fato de realizar uma consulta desse tipo" o que provocou o sequestro.

Não está relacionado, segundo ele, com o resultado da enquete, que refletia que, para cerca de 90% da população, o balanço feito sobre o reinado de Muhammad VI é entre "positivo e muito positivo".

O Ministério do Interior marroquino anunciou, em um breve comunicado, que o sequestro ocorre por "violar as disposições legais vigentes", e essa medida acontece em aplicação do artigo 77 do código de imprensa.

O grupo tinha previsto uma tiragem conjunta de 100 mil exemplares, "uma das maiores na imprensa do país", e deve recorrer na semana que vem da decisão das autoridades. EFE mgr-er/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG