Marrocos apóia o Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança

O Marrocos apóia a candidatura do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, como parte da reforma dessa organização internacional, anunciou hoje o ministro marroquino das Relações Exteriores, Taieb Fassi Firhi, ao lado do colega brasileiro, Celso Amorim.

AFP |

"O Brasil será uma voz forte do mundo em desenvolvimento nas decisões da comunidade internacional (...) Reconhecemos no Brasil disponibilidade e capacidade para ser membro permanente do Conselho de Segurança", afirmou Fassi em entrevista à imprensa.

Fassi e Amorim presidiram ontem e hoje a primera reunião da comissão mista brasileiro-marroquina durante a qual assinaram numerosos acordos nos setores econômico, social e relativos ao meio ambiente.

Amorim precisou que o montante das relações comerciais entre ambos os países subiu em quatro anos de 200 milhões de dólares para 1 bilhão de dólares.

"Nossa relação se inscreve numa visão de mundo no qual as relações Sul-Sul se revestem de importância. Durante muito tempo, a cooperação Sul-Sul foi figura de retórica; os países falavam muito mas, na realidade, todas as relações eram mantidas com os países do Norte", sustentou o chanceler brasileiro.

"Atuamos para que isto mudasse. Podemos citar a importância da África em seu conjunto para o Brasil: o continente tornou-se em alguns anos no quarto parceiro do Brasil, depois de Estados Unidos, Argentina e China", afirmou Amorim.

O ministro Amorim foi questionado sobre a anulação de uma viagem que o presidente Luiz Inacio Lula da Silva deveria ter feito em julho de 2007 ao Marrocos e que, segundo a imprensa brasileira, foi motivada por diferenças em relação ao Saara Ocidental.

"É um assunto importante e delicado. Reconhecemos sua importância para o Marrocos e outros países amigos, em especial a Argélia. É um assunto complexo", disse Amorim.

Ambos os países indicaram que "este assunto exige das partes continuar dando mostras de vontade política, de realismo e de espírito de compromisso".

sk/pyj/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG