Marinha israelense cerca barco com ajuda que desafia bloqueio a Gaza

FAIXA DE GAZA - Um barco com 21 militantes pró-palestinos foi cercado nesta terça-feira por cinco navios da Marinha de Israel para impedir a chegada à Faixa de Gaza, informou o movimento Free Gaza, que organiza a expedição.

AFP |

"Navios de guerra israelenses cercaram o barco e ameaçaram abrir fogo se não desse meia-volta. Quando os ativistas se negaram a permitir a intimidação, as forças de ocupação israelenses começaram a interferir nos instrumentos de navegação", afirma um comunicado do movimento.

Esta embarcação, que transporta material médico, brinquedos e kits de ajuda humanitária, partiu do Chipre na segunda-feira com o objetivo de denunciar o bloqueio israelense imposto à Faixa de Gaza desde que o movimento radical Hamas assumiu o controle do território, em julho de 2007.

O barco, que transporta ativistas de 11 nacionalidades, incluindo a Prêmio Nobel da Paz irlandesa Mairead Maguire, deveria atracar na costa da Faixa de Gaza nesta terça-feira, após 30 horas de viagem.

O ministério das Relações Exteriores isrealense informou que o barco não tinha o direito de entrar nas águas territoriais da Faixa de Gaza, já que as mesmas estão sob única responsabilidade de Israel, segundo os termos dos acordos de autonomia concluídos em 1993.

Leia mais sobre Faixa de Gaza

    Leia tudo sobre: faixa de gazaisrael

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG