Marinha iraniana realiza manobras militares no Golfo de Omã

Teerã, 3 dez (EFE) - A Marinha iraniana realizou hoje manobras militares pelo segundo dia seguido em águas do Golfo de Omã, onde testou mísseis terra-ar e bombas, informou hoje a agência de notícias Fars.

EFE |

A Marinha militar realizou "com sucesso" exercícios com mísseis AGM de curto alcance e bombas, e testou os caça-bombardeiros F-4E, da década de 1970, após esses terem sido renovados recentemente.

De acordo com a "Fars", o equipamento do Exército iraniano foi preparado por especialistas iranianos.

Os exercícios militares, chamados "Unidade 87", começaram na terça-feira e durarão seis dias, e dele participam mais de 60 veículos militares, incluindo navios de guerra, submarinos e helicópteros.

O responsável das manobras, general Ghasem Rostamabadi, explicou em entrevista à emissora de rádio estatal que estas acontecem em uma superfície de 130 mil quilômetros quadrados, ao sul do Golfo Pérsico.

"Estas manobras servem para melhorar as habilidades (do Exército em combate), a coordenação entre as unidades e testar os equipamentos de fabricação nacional", disse Rostamabadi.

O comandante da Marinha militar iraniana, almirante Habibollah Sayyari, assegurou hoje, coincidindo com o dia nacional da Marinha, que o organismo está preparado para enfrentar qualquer ameaça e para proteger o território e os recursos nacionais.

Segundo Sayyari, citado pela agência "Irna", "a Marinha (iraniana) é uma das mais fortes do mundo".

As Forças Armadas iranianas organizam freqüentemente manobras militares alegando a necessidade de se preparar para a possibilidade de uma eventual intervenção estrangeira contra seu território. EFE msh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG