A Marinha Real britânica apreendeu 5,5 toneladas de cocaína, na maior operação do tipo em sua história, em um antigo pesqueiro que navegava nas costas sul-americana, anunciou o ministério da Defesa.

A fragata "HMS Iron Duke" apreendeu a droga, avaliada em 240 milhões de libras (382 milhões de dólares), no dia 15 de setembro, segundo o ministério, que não revelou detalhes sobre o local da operação nem a rota do pesqueiro "Cristal" por motivos de segurança.

"É nossa terceira apreensão em três meses, mas esta supera todas as que havíamos realizado anteriormente e todas as realizadas pela Marinha Real britânica", declarou o comandante do "Iron Duke", Andrew Stacey.

O helicóptero da fragata localizou o pesqueiro "Cristal", de 42 metros de comprimento, que navegava de maneira suspeita em uma conhecida zona de narcotráfico.

O navio, que patrulhava a região, o abordou e a tripulação demorou 24 horas para recuperar os 212 pacotes de cocaína de 26 quilos de peso cada um, ocultos em sua maioria sob um fundo falso de cimento no porão do barco.

ra/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.