Marina Silva recebe o prêmio Sophie de defesa do Meio Ambiente

O prêmio Sophie, criado pelo autor norueguês do romance O Mundo de Sofia, foi concedido nesta quarta-feira à ex-ministra brasileira de Meio Ambiente, Marina Silva, por seus esforços em prol da proteção da floresta amazônica, anunciou a Fondation Sophie.

AFP |

Tendo crescido na pobreza e se mantido analfabeta até a adolescência, Marina Silva "dedicou-se devotadamente, enquanto ativista, senadora e ministra, à proteção do ecossistema mais importante e mais rico do mundo: a floresta amazônica", destacou a fundação ao justificar a concessão da láurea.

Durante sua passagem pelo ministério brasileiro do Meio Ambiente, entre 2003 e 2008, ela conseguiu manter o desmatamento da Amazônia "em níveis historicamente baixos", 60% inferiores em 2007 em relação a 2004, segundo o júri.

Trablhando em favor deste "pulmão do planeta", a brasileira também se empenhou na defesa das necessidades agrícolas das populações indígenas, precisou.

Criado em 1997 pelo escritor Jostein Gaarder e sua mulher, o prêmio Sophie é dotado de 100.000 dólares, sendo concedido anualmente. Marina Silva é a 12ª laureada.

phy/map/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG