Mariano Rajoy é reeleito presidente do Partido Popular espanhol

Valência (Espanha), 21 jun (EFE).- Mariano Rajoy foi reeleito hoje presidente do Partido Popular (PP) espanhol, no segundo dia do 16º Congresso Nacional que a legenda conservadora, a principal a integrar a oposição, realiza na cidade de Valência.

EFE |

Rajoy foi reconduzido ao posto com 2.596 votos a favor (84%), 409 em branco e 47 nulos.

A reeleição significa a proclamação automática de Rajoy como candidato à chefia do Governo espanhol, haja vista a mudança introduzida no estatuto do partido durante este Congresso, antes da qual a Executiva nacional da legenda que definia o nome do candidato.

O líder dos "populares" afirmou que fará tudo o que for possível "para estar à altura das circunstâncias" e levar o PP à vitória nas eleições gerais de 2012.

Rajoy também disse que pretende recuperar a relação entre o PP e os partidos nacionalistas bascos e catalães, que são considerados cruciais para a formação de um Governo na Espanha quando não se tem maioria suficientemente folgada nas urnas.

Nos últimos oito anos, essa relação quase não existiu. Rajoy disse que chegou o momento de "dialogar com os que são diferentes ou contrários", argumentando que, "se pretendemos governar para todos, temos de falar com todos", com uma só exceção, aqueles que utilizam a violência como instrumento de ação política.

O líder popular se perguntou se é possível dialogar com os partidos nacionalistas e respondeu que existem muitos assuntos a serem tratados e mais de um "terreno" no qual se conseguirão "acordos razoáveis".

Rajoy mostrou-se convencido em seu discurso de que pode ganhar as eleições de 2012.

"Temos mais eleitores potenciais que o Partido Socialista, mas não basta ter razão (...). Temos que mudar, não de idéias, mas, sim, de procedimentos, para sermos mais e ganharmos as eleições", acrescentou Rajoy. EFE fpb/rb/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG