Marco Aurélio Garcia destaca interesse em discutir Itaipu com Paraguai

Assunção, 31 jul (EFE).- O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, destacou hoje em Assunção o interesse do Brasil em discutir sobre o aproveitamento da hidroelétrica brasileiro-paraguaia Itaipu.

EFE |

Garcia iniciou hoje uma visita ao Paraguai em resposta a um convite feito pelo chefe de Estado paraguaio, Nicanor Duarte, com quem se reuniu na residência presidencial de Mburuvichá Róga.

"Mantivemos uma reunião muito positiva com Duarte", destacou em entrevista coletiva o assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que mencionou que conversou com o chefe de Estado sobre as relações entre Brasil e Paraguai nos últimos anos.

O assessor especial de Lula disse ainda que amanhã será recebido pelo presidente eleito, o ex-bispo Fernando Lugo, que será investido em 15 de agosto, para conversar sobre as exigências do Paraguai na represa de Itaipu.

"Vamos escutar e, obviamente, pela importância dessas questões, isso terá que fazer parte de uma conversa que no âmbito político será feita diretamente entre os dois chanceleres e os dois presidentes, e entre os técnicos nomeados pelos dois Governos", destacou.

"O presidente (Lula) já manifestou a Lugo que estamos dispostos a discutir" sobre Itaipu, indicou Garcia, que, no entanto, considerou que a "renegociação do tratado (da hidroelétrica) seria muito complexa" e, além disso, teria que ser aprovada pelos Parlamentos de ambos os países. EFE rg/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG