catástrofe palestina - Mundo - iG" /

Marchas em Gaza e na Cisjordânia para lembrar catástrofe palestina

Os palestinos anunciaram nesta terça-feira a realização de manifestações populares na quinta-feira em Gaza e na Cisjordânia para lembrar o 60º aniversário da nakba, catástrofe que representou para eles a criação do Estado de Israel em 1948.

AFP |

O movimento islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde junho de 2007, anunciou a realização de um protesto frente a Erez, principal ponto de passagem entre esse território palestino e Israel.

"É uma medida destinada a romper o bloqueio sionista imposto à população de Gaza há quase dois anos", declarou um porta-voz do Hamas, Achraf Abu Diyyah, em um comunicado.

Israel mantém um bloqueio total à Faixa de Gaza desde 17 de janeiro em resposta aos disparos de foguetes em direção ao seu território.

Na Cisjordânia, os palestinos lembrarão a "nakba" em uma passeata que se anuncia "maciça" no centro de Ramallah, sede da Autoridade Palestina.

"Será a resposta ao discurso de Bush e às posições norte-americanas hostis à nossa causa", declarou à AFP Omar Asaf, que preside um comitê encarregado de organizar os eventos lembrando a "nakba".

O presidente norte-americano George W. Bush pronunciará nesse mesmo dia um discurso no Parlamento israelense, durante uma visita que iniciará na quarta-feira para participar das celebrações dos 60 anos da criação do Estado de Israel.

az-str/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG