Mapa de Marte revela segredos de seu pólo norte

Um mapa de imagens de radar do pólo norte de Marte revela quatro camadas de estruturas de gelo que foram se depositando durante cinco milhões de anos sobre uma base de sedimento, informou um grupo de cientistas americanos.

AFP |

A informação fornecida pela sonda da agência espacial americana (Nasa) aponta novas respostas sobre a formação do gelo no pólo norte e sobre a "história termal" do Planeta Vermelho, disse Roger Phillips, do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, em Boulder, Colorado.

Os especialistas conseguiram identificar quatro camadas de gelo rico em areia e poeira, separadas por faixas de gelo mais puro, e acreditam que as mesmas se formaram devido às variações da órbita marciana no tempo.

Um ano em Marte equivale a 1,88 ano na Terra.

As formações foram moldadas durante um período de cinco milhões de anos, indicam os pesquisadores, em artigo publicado na edição desta sexta da revista "Science".

As imagens de radar deixam claro que o sedimento que sustenta a camada de gelo, de cerca de 300 km de espessura, não foi deformado por seu enorme peso. Essas imagens também permitem traçar os movimentos da poeira marciana ao longo dos anos.

O pólo norte de Marte fica em uma ampla planície de sedimento formada há mais de 3 bilhões de anos, a partir da erosão do gelo, da poeira, da lava vulcânica e de outros materiais.

js/tt/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG