Maoístas ampliam vantagem na apuração de votos no Nepal

Katmandu, 13 abr (EFE).- O Partido Comunista do Nepal-Maoísta (CPN-M) ampliou hoje sua vantagem sobre os outros grupos políticos na apuração parcial das eleições para a Assembléia Constituinte, realizadas na quinta-feira.

EFE |

Uma fonte da Comissão Eleitoral informou à Agência Efe que o CPN-M venceu em 60 das 239 circunscrições eleitorais, e está na frente em outras 40.

Nas 107 circunscrições já apuradas, o Partido do Congresso Nepalês (NCP), do primeiro-ministro Girija Prasad Koirala, e o Partido Comunista do Nepal-Marxista-Leninista Unido (CPN-UML), obtiveram 16 cadeiras cada.

Enquanto o NCP e o CPN-UML disputam o segundo lugar, os grupos políticos representantes da minoria madheshi, da planície de Terai (sul), somam nove assentos da Constituinte.

A apuração continua, enquanto os nepaleses comemoram hoje a chegada do ano 2065 em um dia festivo e ambiente de tranqüilidade, após as tensões da campanha eleitoral.

O líder do CPN-M, Pushpa Kamal Dahal, conhecido como "Prachanda", venceu nas duas circunscrições onde se candidatou, Katmandu e Rolpa.

Os líderes dos outros grandes partidos foram derrotados em suas respectivas circunscrições: a derrota hoje da filha de Koirala, Sujata, se soma à do presidente interino do NCP, Sushil Koirala, e à do secretário-geral do CPN-UML, Madhav Nepal.

Nepal, que renunciou a seu cargo no partido, anunciou hoje que não fará parte do futuro Governo.

"Chegamos à conclusão de que seria moralmente inadequado continuar no Governo", disse Nepal em entrevista coletiva, segundo a agência "Nepalnews".

A Assembléia Constituinte será composta por 601 deputados, dos quais 240 serão eleitos pelo sistema majoritário (cuja apuração está em andamento), 335 pelo proporcional, além dos 26 que serão nomeados pelo Governo.

A Comissão Eleitoral calculou em dez dias o prazo para divulgar que partido ficará com a maioria na Constituinte. EFE ms/wr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG