Entenda os protestos no Tibete contra a China http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/06/dalai_lama_diz_que_a_luta_dos_tibetanos_ja_nao_pode_ser_ignorada_1260688.htmlDalai Lama diz que a luta dos tibetanos não pode ser ignorada http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/07/cnn_e_bbc_saem_do_ar_na_china_durante_passagem_da_tocha_por_paris_1261571.htmlCNN e BBC saem do ar na China durante passagem da tocha http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/07/militantes_pro_tibete_de_londres_violaram_o_espirito_olimpico_agencia_1262234.htmlMilitantes pró-Tibete violaram espírito olímpico, diz agência " / Entenda os protestos no Tibete contra a China http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/06/dalai_lama_diz_que_a_luta_dos_tibetanos_ja_nao_pode_ser_ignorada_1260688.htmlDalai Lama diz que a luta dos tibetanos não pode ser ignorada http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/07/cnn_e_bbc_saem_do_ar_na_china_durante_passagem_da_tocha_por_paris_1261571.htmlCNN e BBC saem do ar na China durante passagem da tocha http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/07/militantes_pro_tibete_de_londres_violaram_o_espirito_olimpico_agencia_1262234.htmlMilitantes pró-Tibete violaram espírito olímpico, diz agência " /

Manifestantes que escalaram Golden Gate pelo Tibete são presos

A polícia prendeu três pessoas que se manifestavam em favor do Tibete, nesta segunda-feira, depois de terem concluído um ousado protesto na ponte Golden Gate de San Francisco às vésperas da passagem da tocha olímpica por esta cidade, informou a imprensa local. http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/03/16/entenda_os_protestos_no_tibete_1231976.htmlEntenda os protestos no Tibete contra a China http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/06/dalai_lama_diz_que_a_luta_dos_tibetanos_ja_nao_pode_ser_ignorada_1260688.htmlDalai Lama diz que a luta dos tibetanos não pode ser ignorada http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/07/cnn_e_bbc_saem_do_ar_na_china_durante_passagem_da_tocha_por_paris_1261571.htmlCNN e BBC saem do ar na China durante passagem da tocha http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/07/militantes_pro_tibete_de_londres_violaram_o_espirito_olimpico_agencia_1262234.htmlMilitantes pró-Tibete violaram espírito olímpico, diz agência

AFP |

Getty Images
Manifestantes presos escalaram Golden Gate para pendurar cartazes pelo Tibete

Os três manifestantes foram detidos assim que chegaram ao chão enquanto funcionários retiravam as bandeiras que haviam sido penduradas com os dizeres "Um mundo, um sonho. Tibete livre" e "Tibete livre 08".

Quatro auxiliares que acompanhavam os escaladores também foram detidos.

Antes do protesto, um dos manifestantes havia declarado a uma rádio local, em uma entrevista por telefone, que fazia parte de um grupo denominado Students for a Free Tibet, cujo objetivo era chamar a atenção para as ações da China na região.

Laurel Sutherland afirmou que o protesto pretendia "chamar a atenção do mundo para os abusos cometidos contra os direitos no Tibete e para a maneira pela qual a China tenta utilizar a tocha para encobrir a tortura que é infligida aos manifestantes tibetanos na China neste momento".

A tocha olímpica passará por San Francisco na quarta-feira , depois de uma tumultuosa passagem por Londres e Paris em meio a fortes protestos por parte de manifestantes a favor do Tibete.

"Espírito olímpico violado"

O comportamento dos militantes pró-Tibete que realizaram uma manifestação em Londres durante a passagem da chama olímpica "representa uma violação grave do espírito olímpico", considerou nesta segunda-feira a agência oficial Xinhua (Nova China).

Alguns manifestantes pró-tibetanos "tentaram sabotar o revezamento da chama olímpica tentando tomar a tocha, apagá-la ou ainda interromper seu percurso", acrescentou a agência.

"Qualquer ato, inspirado por posições políticas, destinado a incitar indivíduos ou grupos extremistas a prejudicar o revezamento da tocha olímpica será feito em detrimento, não apenas dos Jogos Olímpicos, como também do espírito olímpico que representa os ideais mais nobres da humanidade", acrescenta a Xinhua.

A agência não menciona especificamente as manifestações realizadas em Paris, citando em alguns trechos Jiang Yu, porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, condenando as manifestações na França e na Grã-Bretanha contra a administração chinesa do Tibete.

"Condenamos firmemente as perturbações do revezamento da chama olímpica por grupos separatistas pró-independência do Tibete a despeito do espírito olímpico e das leis francesas e britânicas", informa o porta-voz citado pela agência.

"Suas atividades desprezíveis mancham o nobre espírito olímpico e vão de encontro aos interesses de todos aqueles que, em todo o mundo, apreciam os Jogos Olímpicos", disse.

Comitê pede solução

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, também pediu, nesta segunda-feira, a China que encontre uma solução "rápida e pacifica" para a questão do Tibete. Em Pequim, Rogge condenou as recentes tentativas de interromper o percurso da tocha olímpica como forma de protesto pela independência tibetana, e enfatizou que qualquer ato de violência, independente dos motivos, é incompatível com os valores olímpicos.

Rogge fez as declarações ao abrir o encontro de três dias do Comitê Olímpico nacional na capital chinesa.

AP
AP
Manifestantes protestam em Paris
Enquanto isso, a China chamou de "maldosas" as tentativas de apagar a chama olímpica durante a passagem da tocha por Londres, neste fim de semana.

Sun Weide, porta voz do Comitê dos Jogos Olímpicos de Pequim, disse que os protestos são "obra de alguns tibetanos separatistas" que estariam tentando "sabotar a passagem da tocha". Manifestantes apagaram hoje a tocha olímpica duranta sua passagem por Paris.

A pira chegou à capital francesa na noite de domingo sob forte esquema de segurança para impedir que novos protestos atrapalhem a celebração.

(*Com informações da agência AFP e BBC)

Leia mais sobre: Tibete

    Leia tudo sobre: olímpiadatibete

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG