Manifestantes protestam na Venezuela contra prisão de repórter no Iraque

Caracas, 19 dez (EFE) - Cerca de 50 pessoas atiraram hoje seus sapatos e protestaram de forma pacífica perante a Embaixada dos Estados Unidos na Venezuela contra a detenção do jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi. Exigimos a liberdade do herói iraquiano (...

EFE |

) é um amigo muito sensato, só lançou um sapato" no presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, gritavam os manifestantes, reunidos em frente à embaixada americana, localizada em uma das áreas mais nobres de Caracas.

Zaidi, que atirou os sapatos em Bush em Bagdá durante uma entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, se encontra detido e poderia ser processado pelo crime de ataque a um chefe de Estado, falta para a qual o código penal iraquiano estabelece penas de até sete anos de prisão.

O jornalista do canal de televisão iraquiano "Al-Baghdadia", de 29 anos, se levantou e, após gritar "este é o beijo de despedida, cão", atirou os dois sapatos em Bush, sem acertar o alvo.

"Atiremos sapatos nesse rabisco", em referência a Bush, foi outro dos gritos ouvidos na manifestação que ocorreu hoje em Caracas, que reuniu especialmente jovens.

O presidente dos EUA "merece isso e muito mais (...), aparece no Iraque após ter assassinado tanta gente durante a guerra", declarou um dos manifestantes.

Outro dos ativistas, Jorge Montões, disse à Agência Efe que a manifestação foi convocada de forma "espontânea", em "protesto contra o massacre do Iraque" e para "que os gringos saiam" do país.

Durante o ato, as amostras de apoio a Chávez foram constantes, com saudações ao líder venezuelano, e mensagens a favor de derrubar "o império ianque".

A convocação, divulgada pela internet e apoiada por diversos movimentos sociais e pela organização Jornalistas pela Verdade, ressaltou que o objetivo do protesto era fornecer "sapatos velhos para um caminho novo em direção à paz e contra a impunidade aos crimes de guerra". EFE mmm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG