Manifestantes protestam contra visita do papa a Barcelona

Primeira manifestação aconteceu na quinta-feira; viagem de Bento 16 custará mais de meio milhão de euros

Heloísa Ferreira, de Barcelona, Espanha |

Desde que a visita do papa Bento 16 a Barcelona no sábado foi anunciada, bandeiras e cartazes de protesto começaram a fazer parte da paisagem de uma das cidades mais turísticas da Europa.

A primeira manifestação pública aconteceu na quinta-feira na praça Sant Jaume, centro da cidade, em frente à Prefeitura de Barcelona e ao edifício da Generalitat, que governa o Estado da Catalunha.

Heloísa Ferreira
Homem protesta contra visita do papa Bento 16 a Barcelona (04/11/2010)
Milhares de pessoas com cartazes e bandeiras em punho gritaram em coro “Eu nao te espero! Eu não te espero!”, incitadas pelos organizadores do protesto – formado por 60 entidades, entre grupos de ateus e associações pró-homossexuais.

Segundo o jornal espanhol El País, a diocese de Barcelona gastará meio milhão de euros com a vinda do pontífice à cidade.

O papa celebrará a primeira missa na Sagrada Família, a famosa igreja projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí e há mais de 100 anos em construção. Estima-se que 40 mil pessoas estarão presentes.

null Despesas

Além dos gastos da diocese, o governo da Catalunha arcará com despesas relacionadas à segurança, transporte e acomodação de Bento 16 e de mais 1 mil de autoridades que acompanham o evento.

Com uma foto do papa ao lado de Hitler, o aposentado Daniel Rue opina: “Desembolsar milhões dos cofres públicos para trazer uma figura de pensamentos tão retrógrados como esse Papa é ultrajante! A Igreja só faz regredir.”

A estudande de Direitos Humanos Elisabet Vilalta ressalta: “Tratar como rei alguém que repreende o homossexualismo e o uso da camisinha me dá náuseas.”

A manifestação ocorreu de forma pacífica e terminou em uma hora. Mas novos protestos – com nomes cheios de ironia - já estão marcados para os próximos dias: a festa “Habemus Party” e uma roda de discussões chamada “La Santa Mafia: o império econômico da Igreja”.

    Leia tudo sobre: barcelonaespanhapapabento 16

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG