Manifestantes protestam contra construção de radar americano em Praga

Pelo menos 2 mil pessoas manifestaram nesta terça-feira no centro de Praga contra a assinatura do acordo bilateral de defesa que prevê a instalação de um radar americano em território tcheco, segundo os organizadores.

AFP |

"Desistam, desistam. Não ao radar. Referendo: escutem nossas vozes", gritaram os participantes, com bandeiras e apitos na Praça Venceslas, onde ocorrem tradicionalmente os protestos tchecos.

O acordo sobre a instalação de um radar que deve ser conectado a uma plataforma de lançamento na vizinha Polônia foi assinado hoje pela secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, e o ministro tcheco dos Assuntos Estrangeiros Karel Schwarzenberg.

Mais cedo, militantes do Greenpeace colocaram um imenso alvo sobre uma das colinas do centro de Praga.

"Não façam de nós alvos", diziam os cartazes dos militantes.

"É importante que nossos aliados conheçam o ponto de vista da sociedade tcheca", declarou o chefe do Parlamento tcheco Miloslav Vlcek (oposição social democrata, CSSD) em uma carta aberta a Rice, lembrando que dois terços da população são contra o projeto, assim como uma "proporção significativa de deputados".

O governo do premier liberal Mirek Topolanek escolheu a via parlamentar, mas nada garante que os deputados, muito divididos sobre o assunto, ratificarão o acordo, que gerou inúmeras ressalvas da Rússia.

sof/lm/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG