Manifestantes protestam a favor do casamento gay na Califórnia

Los Angeles (EUA), 5 mar (EFE).- Ativistas a favor do casamento gay se manifestaram hoje na Califórnia para pressionar a Suprema Corte do estado a anular uma iniciativa que busca acabar com as uniões entre pessoas do mesmo sexo.

EFE |

Nesta manhã, centenas de pessoas se reuniram em frente à entrada do Supremo californiano, onde juízes participarão de uma audiência sobre a constitucionalidade da proposta estadual contra o casamento homossexual, aprovada no referendo realizado junto com as eleições presidenciais de 4 de novembro.

A iniciativa, que recebeu o apoio de 52% dos eleitores que foram às urnas no fim do ano passado, obriga a Constituição da Califórnia a definir o casamento como uma união entre um homem e uma mulher.

Contrários a essa mudança, os grupos de apoio à união gay se mobilizaram para pressionar a Suprema Corte a anular a iniciativa, que, alegam, vai contra a igualdade de direitos.

Segurando cartazes com mensagens como "Os gays não são cidadãos de segunda classe" e "Eu também tenho um sonho", manifestantes em Los Angeles e também em San Francisco fizeram barulho em defesa do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

As uniões gays tinham sido autorizadas pelo Supremo do estado em maio de 2008, depois que os juízes entenderam que as leis que discriminavam o casamento em razão do sexo eram inconstitucionais.

EFE fmx/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG