Manifestantes exigem plebiscito de autodeterminação em Papua, na Indonésia

Jacarta, 3 abr (EFE).- Milhares de pessoas se manifestaram nesta sexta-feira na província de Papua, no leste da Indonésia, para exigir a realização de um plebiscito de autodeterminação e para pedir o boicote das eleições parlamentares do próximo dia 9.

EFE |

A Polícia fez 13 detenções durante os protestos, que se prolongaram durante toda o dia em Jayapura, capital da província, Nabire, Wamena e Biak, segundo um comunicado do órgão Papua Ocidental Livre, com sede em Londres.

"Renunciamos a exercer nossos direitos nas eleições indonésias de abril e julho (presidenciais) porque é um pleito da Indonésia, não de Papua Ocidental", disse em comunicado Benny Wenda, responsável da citada organização.

Entre os cartazes que os manifestantes exibiam destaque para as mensagens a favor de revisar a "ata de livre escolha" pela qual Papua Ocidental passou a fazer parte da Indonésia, assim como slogans que exigiam a independência e o respeito dos direitos humanos na região.

No mês passado, cerca de mil pessoas protagonizaram um protesto similar em Jayapura, após o retorno à região de um dos fundadores do Movimento para a Libertação de Papua, Nicholas Jouwe, após 40 no exílio. EFE jpm/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG