Manifestações da oposição no Quirguistão deixam ao menos 12 mortos

Violentos confrontos entre manifestantes da oposição e a polícia deixaram pelo menos 12 mortos nesta quarta-feira em Bishkek, capital do Quirguistão. Além disso, o ministro do Interior Moldomusa Kongantiev morreu nos protestos contra o governo em Talas, informou uma autoridade.

AFP |

Dezenas de pessoas também ficaram feridas na confusão, segundo as agências de notícias russas. O primeiro-ministro quirguiz, Daniyar Ussenov, decretou estado de emergência em todo o país.


Manifestantes cercam prédio do governo em Bishkek / AFP

No início da tarde desta quarta-feira, entre 3 mil e 5 mil manifestantes se reuniram ao redor da sede da presidência para exigir a renúncia do chefe de Estado, Kurmanbek Bakiev.

Tiros foram disparados e os manifestantes também assumiram o controle de vários veículos blindados da polícia.

Três líderes da oposição - entre eles o ex-candidato à presidência Almazbek Atambayev - foram detidos e acusados de crimes graves. Além de Atambayev foram presos o presidente do Parlamento quirguiz, Omurbek Tekebayev, e o vice dele, Bolot Cherniazov.

O governo da Rússia pediu às autoridades do Quirguistão que não recorram à força contra os manifestantes.


Policiais se protegem de ataque de manifestantes de oposição / AFP

Morte de ministro

O ministro do Interior de Quirguistão, Moldomusa Kongantiev, morreu nos protestos contra o governo em Talas, noroeste do país, informou uma fonte do governo. A informação não foi confirmada por fontes independentes.

Pouco antes, a imprensa do país informara que os manifestantes haviam feito Kongantiev de refém e agredido o ministro de maneira violenta.

O presidente Bakiev assumiu o poder há cinco anos, após uma revolução que teve início com manifestações semelhantes. Desde então, muitos aliados do chefe de Estado passaram à oposição. Eles acusam Bakieve de nepotismo e autoritarismo.

Leia mais sobre Quirguistão

    Leia tudo sobre: quirguistão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG