Mangueira fecha a segunda noite de desfiles na Sapucaí

Rio de Janeiro, 16 fev (EFE).- As escolas de samba do Rio encerraram, na madrugada desta terça, os desfiles do carnaval 2010, com uma exaltação à música brasileira no enredo de uma das escolas mais tradicionais: a Mangueira.

EFE |

"Mangueira é música do Brasil" foi o tema desenvolvido verde e rosa, que lembrou os movimentos surgidos a partir de meados do século XX, começando pela Bossa Nova, que fez sucesso até mesmo fora do país.

A partir da Bossa Nova, a escola fez um percurso por outros movimentos como a Jovem Guarda, o Tropicalismo e a Música Popular Brasileira (MPB), além de outros mais recentes como o rock nacional, a timbalada e o funk.

Apesar da homenagem a outros gêneros musicais, o desfile começou com evocações a artistas lendários da escola e de sambas bem-sucedidos apresentados pela Mangueira no sambódromo em outros carnavais.

A abertura da segunda e última noite de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial ficou por conta da Mocidade Independente de Pai Miguel, que apresentou um enredo sobre "os paraísos".

Os paraísos naturais, fiscais, espirituais e de consumo foram apresentados pela Mocidade no enredo "Do paraíso de Deus ao paraíso da loucura, cada um sabe o que procura".

A apresentação da Mocidade começou com uma coreografia de Adão e Eva no paraíso na terra. A escola apresentou ainda "o paraíso da impunidade", com máquinas de lavar roupa que simbolizavam a lavagem de dinheiro, e o paraíso do consumo, com uma alegoria que trazia carros de luxo e roupas de marca.

A segunda escola da noite foi a Porto da Pedra, que contou a história da moda com a partir do enredo "Com que roupa eu vou, pro samba que você me convidou?".

Das roupas dos tempos da pré-história, com um grupo de passistas vestidos como os Flintstones, da famosa série de televisão, até a moda futurista, as grandes tendências foram apresentadas pela escola de São Gonçalo.

As vestimentas usadas por antigas civilizações, como a egípcia, a grega e a romana; os trajes da Idade Média; do Renascimento; da época vitoriana; da corte de Luis XIV e do período napoleônico também tiveram seus espaços.

Da mesma forma, a escola mostrou ainda a moda dos anos 20, as criações de Coco Chanel e dos grandes designers contemporâneos, fechando o desfile com os brasileiros que se destacam atualmente no mercado da moda.

A Portela, maior campeã do carnaval Carioca, com 21 títulos, se apresentou com um desfile futurista sobre a inclusão digital no Rio de Janeiro, sob o título "Derrubando fronteiras, conquistando liberdade, Rio de paz em estado de graça".

Efeitos especiais marcaram o começo do desfile da escola, que dava destaque às novas tecnologias. O código binário, a internet, a fibra óptica, a nanotecnologia e os vírus de computadores foram representados, sem empolgar o público.

Para mostrar os avanços tecnológicos a serviço da medicina, a Portela desfilou também com um grupo de pessoas com necessidades especiais, como cadeirantes e jovens portadores da Síndrome de Down.

A quarta escola da noite foi a Grande Rio, que com o enredo "Das arquibancadas ao camarote número 1: um Grande Rio de emoção na apoteose do seu coração" lembrou os momentos mais gloriosos dos desfiles no sambódromo, fundado há 25 anos.

A Grande Rio teve problemas mecânicos com seus dois últimos carros alegóricos, que atrasaram sua entrada no desfile, o que pode custar pontos preciosos na apuração da campeã - que acontece nesta quarta, na Praça da Apoteose, no sambódromo.

A Vila Isabel, última escola a entrar na passarela antes da Mangueira, desfilou com uma homenagem ao compositor e poeta Noel Rosa, um dos ícones do bairro onde nasceu a escola, e cujo centenário de nascimento é celebrado este ano.

O desfile do enredo "Noel: a presença do poeta da Vila" foi uma biografia musical do sambista, com um samba composto por Martinho da Vila, outro dos grandes nomes da Vila Isabel, que comandou a apresentação vestido de forma impecável como um marechal. EFE joc/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG