Manequim que vomita é último recurso em treinamento médico

Um manequim que se mexe e se parece com um paciente normal, podendo vomitar, sangrar e suar, foi apresentado por uma universidade britânica como o mais novo recurso para treinamento de médicos. O modelo, apelidado de iStan e avaliado em 40 mil libras (cerca de R$ 130 mil), é comandado por controle remoto e foi criado pela Universide de Portsmouth.

BBC Brasil |

Cientistas esperam que o manequim forneça "treinamento real" para médicos, dentistas e enfermeiras por ter sido confeccionado para imitar a estrutura anatômica do ser humano.

De acordo com os especialistas, as pupilas de iStan podem se dilatar e contrair, sua pele pode se arrepiar e suar, e ele ainda pode sofrer um ataque cardíaco.

O manequim ainda pode sofrer variações na pressão arterial, sangramento interno dos órgãos, falência dos pulmões e emitir barulhos do intestino.

"Ele pode ser usado em situações da vida real", disse a professora Lesley-Jane Reynold.

"Para os estudantes de medicina, ele pode ser colado dentro de um carro que acabou de sofrer um acidente ou nos pés de uma escada após uma queda para que eles testem suas habilidades de primeiros socorros."
"O iStan pode ainda sofrer uma parada cardíaca ou uma reação adversa a um medicamento enquanto é submetido a um tratamento dentário, o que dá a oportunidade aos estudantes de odontologia de praticarem suas habilidades que não poderiam treinar em seus pacientes."

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG