Mandela é homenageado na véspera de seu aniversário de 90 anos

Os cumprimentos a Nelson Mandela aumentaram na véspera de seu aniversário de 90 anos com uma muitas mensagens de e-mail, cartas e telegramas enviados a sua casa em Johanesburgo e também à sede da fundação que leva seu nome.

EFE |

Reuters
Mandela recebe homenagem em prédio
Entre as mensagens de maior destaque estão a do último presidente branco da África do Sul, Frederik Willem de Klerk, que dividiu com Mandela o prêmio Nobel de 1993 por seus esforços conjuntos para conservar a paz durante o desmantelamento do regime segregacionista do apartheid e a transição à democracia.

"Mandela é o sul-africano mais famoso de toda a história e universalmente é considerado como uma das personalidades mais proeminentes do século XX", afirma De Klerk em sua carta.

De Klerk diz ficar surpreso como um jovem de Transkei, região rural da província sul-africana do Cabo Oriental, que passou sua infância arreando gado nos verdes colinas de Qunu - a aldeia natal de Mandela -, se transformou em uma das maiores e mais admiradas personalidades do mundo.

"Parte da resposta é que nasceu para ser um líder e foi capacitado para se transformar no conselheiro principal do cacique de sua tribo. Ele tem a segurança, a humildade e a graça de um verdadeiro aristocrata natural", afirma De Klerk.

Ele também lembra em sua nota os seis anos em que trabalhou junto a Mandela e disse ficar "honrado em poder chamá-lo de amigo".

As celebrações em honra do primeiro presidente negro da África do Sul após a queda do apartheid, em 1994, começaram há quase seis meses com exibições, diálogos e a Conferência Anual Nelson Mandela, responsabilidade este ano da presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf.

Um recente concerto de música popular em Londres em apoio de sua campanha de luta contra a aids, chamado de "46664" (o número que Mandela levou durante seus 27 anos como preso político), contou com a participação de todas as grandes figuras do mundo do espetáculo, que acabaram ficando em segundo plano quando o convidado de honra subiu ao palco.

Leia mais sobre: Nelson Mandela

    Leia tudo sobre: nelson mandela

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG