Manchester será 1ª cidade britânica a introduzir carteira de identidade

Londres, 6 mai (EFE).- Os moradores de Manchester serão os primeiros a ter carteira de identidade no Reino Unido, como parte do programa do Governo de introduzir este documento em todo o país até 2012, informou hoje a ministra de Interior, Jacqui Smith.

EFE |

Os maiores de 16 anos que viverem em Manchester e tiverem nacionalidade britânica poderão solicitar a carteira a partir de setembro, a um custo de 60 libras (67 euros).

As pessoas que quiserem a carteira poderão solicitá-la em farmácias e escritórios dos correios, que funcionarão como centros para processar a documentação e capturar as impressões digitais.

No final do ano passado, o Governo introduziu o documento de identidade para os cidadãos não comunitários com residência no Reino Unido, mas o programa se estenderá agora aos britânicos, que por enquanto tem caráter voluntário.

"Nosso próximo passo será o de que outras cidades sigam a liderança de Manchester, antes que chegue em nível nacional em 2012", ressaltou a ministra de Interior.

Alguns deputados da oposição criticaram a aplicação do documento de identidade no momento em que o Reino Unido atravessa uma profunda desaceleração econômica.

No entanto, o Ministério do Interior considera que a carteira ajudará a reduzir a fraude e é vital para combater o crime organizado e o terrorismo.

"A carteira de identidade trará benefícios para todos, inclusive uma maior proteção contra os delinquentes, a imigração ilegal e o terrorismo", assinalou Smith.

O porta-voz de Interior do opositor Partido Conservador, Chris Grayling, pediu a suspensão deste programa.

"Aplicar o programa em forma piloto em uma cidade é absurdo", disse Grayling, que acrescentou que o Governo "deveria abandonar esta farsa e pôr fim a todo o programa". EFE vg/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG