Maliki volta a Bagdá após dar por concluída operação de segurança em Basra

Bagdá, 1 abr (EFE).- O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, voltou hoje a Bagdá após dar por concluída a operação Carga de Cavalaria, para restabelecer a segurança e combater os grupos insurgentes na cidade de Basra (550 quilômetros ao sul de Bagdá).

EFE |

A rede de televisão oficial iraquiana "Al-Iraquiya" informou o retorno de Maliki esta tarde à capital, após permanecer em Basra durante uma semana, para supervisionar pessoalmente o desenvolvimento dos combates entre as tropas governamentais e a milícia Exército Mehdi, fiel ao clérigo xiita Moqtada al-Sadr.

Anteriormente, o primeiro-ministro havia assegurado em comunicado que o Governo considerava que o objetivo da operação militar havia sido atingido, e que "a lei havia se imposto em Basra".

A operação "Carga de Cavalaria" foi levada a cabo na semana passada pelo Governo Maliki, com o objetivo de acabar com os grupos armados em Basra e "restabelecer o império da lei" na cidade.

Maliki volta a Bagdá em uma situação de relativa calma, propiciada pelas medidas de distensão tomadas tanto pelo Executivo quanto por Moqtada nas últimas horas. EFE am/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG