Maliki: Não deixaremos que Irã seja atacado a partir de nosso território

Teerã, 8 jun (EFE).- O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, assegurou às autoridades iranianas que Bagdá não permitirá que o país dos aiatolás seja atacado a partir de seu território, informam hoje os meios de comunicação iranianos.

EFE |

Maliki, que está desde ontem em visita oficial ao Irã, fez esta afirmação durante uma reunião ontem à noite em Teerã com o ministro iraniano de Assuntos Exteriores, Manouchehr Mottaki, cujo país se opõe à presença militar americana no Iraque.

O Irã mostrou uma preocupação especial com o acordo que Bagdá deve assinar com os EUA para regularizar a presença militar americana no país vizinho após expirar o mandato da ONU no Iraque, no final de 2008.

Além disso, os iranianos acusam as "tropas de ocupação no Iraque" de apoiar grupos opositores iranianos ativos contra o regime islâmico de Teerã.

"Não permitiremos que o Iraque se transforme em um lugar para prejudicar a segurança do Irã", disse o chefe do Governo iraquiano, que também se reuniu ontem à noite com o vice-primeiro-ministro iraniano, Pervez Davudi.

"Todos os grupos iraquianos estão a favor da promoção das relações com o Irã", acrescentou, segundo a televisão "Alalam". EFE fa-msh/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG