Maliki e Bush falam por videoconferência sobre pacto de segurança no Iraque

Bagdá, 18 jul (EFE).- O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, e o presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, mantiveram hoje uma conversa por videoconferência sobre o pacto de segurança entre Washington e Bagdá para regulamentar a presença estrangeira no Iraque.

O porta-voz do Governo iraquiano, Ali Dabbagh, disse, em comunicado, que "as duas partes trataram as negociações atuais entre os dois países para estabelecer relações diferenciadas baseadas na soberania do Iraque".

A fonte se referia às conversas que estão acontecendo entre EUA e Iraque para chegar a um acordo, a fim de regulamentar a presença de tropas estrangeiras no país árabe, após terminar o mandato concedido pela ONU, no final de 2008.

Nesse sentido, Dabbagh disse que tanto Maliki quanto Bush prestaram "a atenção devida" ao estabelecimento de um calendário para a retirada das tropas americanas do Iraque e reduzir suas tarefas a um trabalho de treinamento e de assessoria.

"As tropas americanas que ficam permanecerão por um tempo limitado no Iraque devido à melhoria da situação de segurança", disse Dabbagh.

Nesse sentido, o porta-voz disse que os líderes falaram também "sobre os grandes avanços na situação de segurança em todo o Iraque e meios para aumentar a capacidade das tropas de segurança iraquianas para lutar contra os grupos terroristas". EFE ah/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG