grande vitória ao Iraque - Mundo - iG" /

Maliki considera saída de tropas dos EUA grande vitória ao Iraque

Bagdá, 20 jun (EFE).- O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, afirmou hoje que a retirada das tropas dos Estados Unidos das cidades do Iraque, que começará em 30 de junho, é uma grande vitória para o povo iraquiano.

EFE |

"Significa o primeiro passo para a saída de todas as forças estrangeiras de nosso território. Estou convencido, e vocês também, de que algumas forças obscuras não desejam que cheguemos a esse dia", afirmou Maliki em discurso em uma conferência de partidos turcomanos em Bagdá.

Além disso, o premiê afirmou que essas forças, as quais não identificou, querem destruir as conquistas obtidas pelo Executivo iraquiano no âmbito da segurança, mas assegurou que não permitirá isso, porque manterá a vigilância.

Maliki pediu aos iraquianos para transformarem 30 de junho em um dia consagrado "à união nacional e ao desafio contra os planos dos sabotadores que desejam tornar esse dia obscuro".

O primeiro-ministro pediu ao povo iraquiano para participar das eleições legislativas de 2010, que "estabelecerão as bases da estrutura do Estado", e às quais estão convocadas todas as comunidades do país.

Por último, Maliki afirmou que "árabes, curdos e turcomanos constituem a base do Iraque, por isso devem atuar como uma só mão na construção do novo Iraque".

Diversos partidos e personalidades políticas turcomanas iniciaram esta manhã uma conferência em Bagdá para unificar as posturas sobre a rica cidade petrolífera de Kirkuk, 250 quilômetros ao norte de Bagdá.

Perto desta localidade, pelo menos 35 pessoas morreram hoje e outras 170 ficaram feridas na explosão de um caminhão-bomba em um mercado situado em uma zona de população de maioria turcomana. EFE am/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG