Maliki chega à Jordânia para fortalecer as relações com esse país

Amã, 12 jun (EFE).- O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, chegou hoje a Amã dentro de uma visita oficial de dois dias, durante os quais se reunirá com os principais líderes jordanianos, com o objetivo de fortalecer as relações entre os dois países.

EFE |

Em comunicado, Maliki mostrou sua confiança em que a viagem represente um grande empurrão para a cooperação entre a Jordânia e o Iraque.

O primeiro-ministro jordaniano, Nader al-Dahabi, que recebeu o premiê iraquiano no aeroporto, disse que a Jordânia tem "a intenção de oferecer toda a ajuda possível ao Governo e ao povo iraquiano para que possa superar seus problemas atuais".

Maliki deve se reunir com o rei Abdullah II e com Dahabi para tratar diversos assuntos, entre eles o desenvolvimento de um acordo alcançado em 2006 pelo qual o Iraque fornecerá petróleo à Jordânia a "preços preferenciais".

Além disso, o primeiro-ministro iraquiano deve pressionar para que o regime jordaniano envie novamente um embaixador a sua delegação diplomática em Bagdá, que foi alvo de um atentado terrorista em agosto de 2003.

A Jordânia indicou recentemente que contempla esta possibilidade, mas o porta-voz do Governo, Nasser Judeh, disse esta semana que Amã deveria tomar esse passo, uma vez "esteja garantida a segurança de nossa missão diplomática". EFE ajm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG