seguir seu curso no caso da sapatada contra Bush - Mundo - iG" /

Maliki: a lei deve seguir seu curso no caso da sapatada contra Bush

A justiça deve seguir seu curso embora desemboque na libertação do jornalista detido por ter lançado seus sapatos contra o presidente americano, George W. Bush, afirmou neste domingo o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al Maliki.

AFP |

"Al Maliki declarou que a lei deveria seguir seu curso natural no caso Muntazer al Zaidi, embora isto leve à sua liberação", destacou o serviço de imprensa governamental em um comunicado que cita uma declaração feita pelo primeiro-ministro durante um encontro com informantes.

"Os jornalista não devem deixar de expressar suas opiniões de forma livre e franca, mas não deve fazer isso contradizendo o código ético da profissão", acrescentou Al Maliki.

"O ocorrido não afeta a reputação dos meios de comunicação iraquianos", declarou.

Muntazer al Zaidi, um jornalista iraquiano de 29 anos que trabalha para a rede de televisão Al Bagdadia, insultou e lançou seus sapatos contra Bush em Bagdá durante sua visita de despedida ao Iraque.

O fato, ocorrido durante uma entrevista à imprensa conjunta com Nuri al Maliki, deu volta ao mundo.

Desde então, Muntazer está em regime de prisão provisória por "agressão a um chefe de Estado estrangeiro durante uma visita oficial".

Segundo o artigo 223 do código penal, o jornalista pode ser condenado a entre 5 e 15 anos de prisão, uma pena que o tribunal pode amenizar se considerar que se tratou de uma "tentativa de agressão".

kat/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG