cúpula dos pobres paralela à do G8 na Itália - Mundo - iG" /

Mali recebe em julho cúpula dos pobres paralela à do G8 na Itália

Bamaco, 11 jun (EFE).- A 8ª edição da cúpula dos pobres será realizada entre 8 e 10 de julho em Mali em contraposição à do Grupo dos Oito (G8, que reúne os sete países mais industrializados e a Rússia), prevista para acontecer nas mesmas datas na cidade italiana de LAquila, anunciaram hoje em Bamaco os organizadores.

EFE |

A presidente em Mali da Coalizão Africana de Dívida e Desenvolvimento (CAD) -que reúne várias organizações de luta contra a pobreza no continente-, Barry Aminata Touré, explicou que cerca de 600 pessoas procedentes principalmente de países africanos vão participar do encontro.

Sob a denominação oficial de "Fórum dos povos", os presentes debaterão os desafios originados pela crise econômica mundial para a população, aos movimentos sociais e aos Governos africanos.

Os organizadores explicaram que o Fórum pretende ser ainda "um lugar de livre expressão e de denúncia do G8", que não recebeu "nenhum mandato" para elaborar "programas e estratégias de desenvolvimento em nome da África".

Mali é um dos países mais pobres do planeta, situado em 168º lugar em 177 no índice de desenvolvimento humano da ONU e com uma expectativa de vida de apenas 41 anos. EFE id/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG