Cúpula dos Pobres , na véspera da reunião do G8 - Mundo - iG" /

Mali inaugura Cúpula dos Pobres , na véspera da reunião do G8

Centenas de pessoas, de todo o planeta, participaram neste domingo, em Katibugú (leste de Bamako), da abertura da chamada Cúpula dos Pobres, organizada por militantes contra a globalização por ocasião do encontro do G8, no Japão.

AFP |

No discurso de inauguração do evento, a presidente do comitê organizador, Barry Aminata Touré, defendeu "a justiça social como passo obrigatório para garantir uma abordagem duradoura e definitiva do problema do desenvolvimento no mundo".

"Os governos do G8, países altamente industrializados, são os primeiros responsáveis pelo aquecimento climático e pela crise alimentar internacional, que fazem sérios estragos no planeta", disse Barry, que preside a Coalizão de Alternativas à Dívida e para o Desenvolvimento (CAD-Malí), encarregada de organizar a sétima edição deste encontro.

Durante a "Cúpula dos Pobres", que seguirá até a próxima quarta-feira, serão analisados temas como a educação na África, a atitude dos dirigentes africanos, a dívida regional e a cooperação para desenvolvimento.

"Aqui em Katibugú, nos encontramos, como vê, ao ar livre. O pessoal do G8 está fechado no Japão com milhares de seguranças. Eles não estão em paz com sua consciência", explicou Barry, para quem a prioridade do encontro é a situação das mulheres e dos jovens da África.

Os dirigentes do Grupo dos Oito países mais Industrializados do Mundo (Estados Unidos, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Canadá, Japão e Rússia) discutirão a partir desta segunda-feira, na cidade japonesa de Toyako, questões como a crise econômica, a alta nos preços dos alimentos, a disparada do petróleo e a luta contra o aquecimento climático do planeta.

sd/lm/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG