Mais de 600 turistas são resgatadas de Machu Picchu

O Ministério de Turismo do Peru informou que 620 turistas foram resgatados nesta quinta-feira da região de Machu Picchu, atingida por fortes chuvas. Cerca de 2 mil pessoas ficaram ilhadas no local.

iG São Paulo |

AP
Turistas esperam por resgate em Machu Picchu

Turistas esperam por resgate em Machu Picchu

As condições climáticas permitiram o voo de helicópteros em direção a Machu Picchu, para que começassem a levar os turistas a Ollantaytambo, de onde poderiam seguir por estradas até Cuzco.

Entre o grupo de pessoas que puderam deixar o local estão 50 argentinos, informou Leandro Fernández, funcionário da embaixada do país em Lima.

Nesta quinta-feira, 70 chilenos chegaram ao aeroporto de Cuzco e estão prontos para retornar a seu país em uma aeronave militar enviada por seu governo.

O avião da força aérea do Chile fará pelo menos cinco voos para transferir cerca de 250 turistas do país que ficaram ilhados em Machu Picchu.

O governo peruano informou que pretende evacuar até mil pessoas nesta quinta-feira. No entanto, há um total de 670 turistas, 100 guias e 700 carregadores de bagagens que seguiam nos últimos dias pelo Caminho Inca em direção a Machu Picchu e sobre os quais o Ministério do Turismo não soube dizer como estão.

Já o ministro da Defesa, Rafael Rey, declarou aos jornalistas em Lima que os relatos de alguns turistas de que responsáveis por helicópteros de resgate estariam cobrando até US$ 500 pelo transporte são "uma injustiça" com aqueles que se dispuseram a ajudar.

"Se é verdade que alguém disse isso, talvez seja pelo estado de ânimo em que se encontram. Mas a informação não é verdadeira", afirmou.

Com EFE

Leia mais sobre Peru

    Leia tudo sobre: peru

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG