Mais de 500 rebeldes tuaregues entregam armas no norte de Mali

Bamaco, 17 fev (EFE).- Mais de 500 rebeldes tuaregues da chamada Aliança de 23 de Maio para a Democracia e a Mudança entregaram hoje suas armas na localidade de Kidal, no norte de Mali, após aceitarem a implementação dos acordos de paz de Argel, confirmaram à Agência EFE fontes militares malinesas.

EFE |

Em função desses acordos, os rebeldes passarão a fazer parte de unidades militares especiais mistas integradas por membros do Exército de Mali e da aliança tuaregue.

A entrega das armas foi feita numa cerimônia simbólica no aeroporto de Kidal, na presença do chefe de Estado-Maior do Exército de Mali, general Gabriel Poudiougou, do ministro de Administração Territorial, general Kafougouna Koné, e do embaixador da Argélia em Bamaco, Abdelkrim Ghrieb.

O diplomata argelino, que desempenhou o papel de mediador nas negociações, disse que a entrega das armas representa "um novo passo decisivo rumo à concretização dos compromissos" assumidos por ambas as partes.

Por sua vez, Koné elogiou a mediação da Argélia e de seu presidente, Abdelaziz Bouteflika, "que sempre atuou pelo retorno da paz ao norte de Mali".

Já o porta-voz da Aliança de 23 de Maio, Sid Ahmed Ag Bibi disse que o retorno dos rebeldes tuaregues ao processo de paz "se inscreve no espírito e nos termos dos acordos de Argel". EFE id/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG