Mais de 20 milhões de americanos já votaram nas presidenciais americanas

Mais de vinte milhões de americanos, em sua maioria democratas, já votaram antecipadamente nas eleições presidenciais, segundo dados fornecidos pela Universidade George Mason em Fairfax, Virginia.

AFP |

No total, 130 milhões de eleitores deverao votar na terça-feira, dia 4 de novembro, quando deverá ocorrer uma participação recorde.

Segundo dados preliminares compilados pelo professor de ciência política Michael McDonald, que dirige o estudo universitáio, 20.267.110 cidadãos já haviam votado até sexta-feira pela manhã.

Na Flórida, eram 3,3 milhões e, na Califórnia, 2,9 milhões.

Nos estados onde os dados estão disponíveis, McDonald levou em conta as afiliações políticas dos eleitores, que podem divulgar se são democratas, republicanos ou independentes.

Os eleitores democratas são até agora os mais numerosos a se apresentar às urnas em vários estados indecisos como Iowa, Carolina do Norte, Flórida, Colorado, Noo México e Nevada.

Na Flórida, 45% de democratas e 38,2% de republicanos já votaram.

David Plouffe, diretor de campanha de Barack Obama, acredita numa vantagem de 200.000 eleitores neste estado do sudeste, que foi crucial para a eleiçao de George W. Bush em 2000 e 2004, mas os republicanos negam esta diferença afirmando que nem todos na Flórida votariam em Obama.

O voto antecipado é permitido em dezenas de estado e se estende durante duas semanas antes do dia 4 de novembro, a fim de evitar uma grande afluência dos eleitores no dia da votação.

emp/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG