Mais de 16 milhões já votaram para presidente nos EUA

Cerca de 16,1 milhões de eleitores, a maioria registrada como democrata, já votaram, antecipadamente, na eleição presidencial americana, de acordo com dados divulgados, nesta quarta-feira, pela Universidade George Mason.

AFP |

Isso representa mais de 13% do total que votou na eleição de 2004.

Segundo dados reunidos pelo professor Michael McDonald, que dirige esse estudo universitário, 2,3 milhões de pessoas votaram na Califórnia, quase 2,6 milhões na Flórida, 2,4 milhões no Texas e cerca de 1,5 milhão na Carolina do Norte e na Geórgia.

Os eleitores podem se registrar como democratas, republicanos, ou independentes em vários Estados e, com base nesses dados, parece que mais eleitores registrados como democratas foram às seções para votar em vários estados indecisos, como Iowa, Carolina do Norte, Flórida, Colorado, Novo México e Nevada.

George W. Bush venceu nesses seis estados em 2004 e, agora, eles são cobiçados por Barack Obama.

Os eleitores registrados como democratas, republicanos, ou independentes podem votar no partido de sua escolha, e uma forte participação democrata não significa, necessariamente, que todos eles tenham votado em Obama.

Nenhum resultado será divulgado antes do fechamento oficial das seções eleitorais nesses estados, no dia 4 de novembro, à noite.

Os analistas esperam que pelo menos um terço dos eleitores vote, antecipadamente, antes de terça-feira. A votação antecipada é autorizada em vários estados e se estende por duas semanas, antes de 4 de novembro. O objetivo é evitar grandes filas no dia da eleição.

aje/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG