Mais de 144 milhões de indianos votam na 3ª fase das eleições

Nova Délhi, 30 abr (EFE).- Mais de 144 milhões de eleitores estão convocados hoje às urnas na terceira fase das eleições gerais indianas, que acontecem em 11 estados do país.

EFE |

Os colégios eleitorais abriram as portas às 7h (22h30 de Brasília), conforme o horário previsto pela Comissão Eleitoral.

Nesta nova jornada eleitoral votam os estados de Bihar, Uttar, Caxemira e Sikkim (norte), Bengala Ocidental (leste), Karnataka (sul), Gujarat e Maharashtra (oeste), e Madhya (centro) além de dois territórios da União, Dadra e Nagar Haveli (oeste) e Daman e Diu.

Os eleitores elegem hoje os representantes na Câmara Baixa em um total de 102 circunscrições, pelo que, ao fim da jornada, já terão sido decididas 367 cadeiras do Parlamento, embora a apuração só aconteça em 16 de maio.

O organismo eleitoral prevê o desdobramento de 660 mil funcionários nos mais de 165 mil colégios habilitados neste rodízio de votações.

Hoje está em disputa o assento da presidente do governista Partido do Congresso, Sonia Gandhi, que concorre pela circunscrição de Rae Bareli, pertencente ao estado de Uttar e histórico reduto da dinastia Nehru-Gandhi.

Os eleitores também decidem hoje o futuro de Lal Krishna Advani, candidato à Chefia de Governo do principal partido da oposição, o hinduísta Bharatiya Janata Party (BJP), que concorre em Gandhinagar, capital de Gujarat. EFE mb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG