Nova Délhi, 30 abr (EFE).- Mais de 144 milhões de eleitores estão convocados hoje às urnas na terceira fase das eleições gerais indianas, que acontecem em 11 estados do país.

Os colégios eleitorais abriram as portas às 7h (22h30 de Brasília), conforme o horário previsto pela Comissão Eleitoral.

Nesta nova jornada eleitoral votam os estados de Bihar, Uttar, Caxemira e Sikkim (norte), Bengala Ocidental (leste), Karnataka (sul), Gujarat e Maharashtra (oeste), e Madhya (centro) além de dois territórios da União, Dadra e Nagar Haveli (oeste) e Daman e Diu.

Os eleitores elegem hoje os representantes na Câmara Baixa em um total de 102 circunscrições, pelo que, ao fim da jornada, já terão sido decididas 367 cadeiras do Parlamento, embora a apuração só aconteça em 16 de maio.

O organismo eleitoral prevê o desdobramento de 660 mil funcionários nos mais de 165 mil colégios habilitados neste rodízio de votações.

Hoje está em disputa o assento da presidente do governista Partido do Congresso, Sonia Gandhi, que concorre pela circunscrição de Rae Bareli, pertencente ao estado de Uttar e histórico reduto da dinastia Nehru-Gandhi.

Os eleitores também decidem hoje o futuro de Lal Krishna Advani, candidato à Chefia de Governo do principal partido da oposição, o hinduísta Bharatiya Janata Party (BJP), que concorre em Gandhinagar, capital de Gujarat. EFE mb/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.