Mais de 125 baleias morrem na costa da Nova Zelândia

Mais de 125 baleias morreram em dois diferentes pontos da costa da Nova Zelândia, informaram agentes de preservação do meio ambiente neste domingo.

AFP |

Em Farewell Spit, a oeste da cidade de Nelson, em South Island, 105 baleias piloto morreram atoladas no sábado, enquanto 21 outras da mesma espécie morreram neste domingo em uma praia na costa leste de North Island.

As duas regiões registram com frequência casos de baleias atoladas na praia.

Hans Stoffregen, do departamento de Preservação, disse que suas equipes não conseguiram salvar nenhuma das baleias atoladas em Farewell Spit, segundo o jornal Nelson Mail.

"Elas estavam muito mal. Quando chegamos, dois terços delas já haviam morrido. Tivemos que sacrificar as outras", lamentou.

"Foi horrível, mas não havia nada que pudéssemos fazer para salvá-las. Foi a coisa mais humana a fazer", explicou Stoffregen.

As baleias estavam fora d'água há muito tempo, "e estavam muito estressadas. Podíamos ver a dor e o sofrimento em seus olhos".

Outra baleia morta foi encontrada em uma praia próxima na noite deste domingo, e Stoffregen estimou que pode haver mais delas espalhadas pela costa.

Na península Coromandel, também em North Island, 21 baleias morreram, de um grupo de 63 que havia encalhado na areia neste domingo. Voluntários e turistas ajudaram a salvar 42 delas.

"Da última vez que as vimos, estavam nadando saudáveis para o alto mar", indicou Lyn Williams, porta-voz das autoridades locais de preservação.

Uma delas deu à luz um filhote logo depois de retornar para a água, comemorou.

cf/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG