CABUL - Soldados do Afeganistão e tropas da coalizão liderada pelos Estados Unidos mataram mais de 100 membros do Taleban na província ao sul de Helmand, durante uma batalha de três dias, afirmaram militares norte-americanos na quinta-feira.

A onda de violência intensificou-se recentemente no Afeganistão e mais de 2.500 pessoas, entre as quais 1.000 civis, foram mortas ali nos primeiros seis meses deste ano, segundo entidades de ajuda humanitária.

"As Forças Afegãs de Segurança Nacional (ANSF) e as forças da coalizão mataram mais de 100 insurgentes durante combates travados na província de Helmand entre os dias 25 e 28 de agosto", disseram as Forças Armadas dos EUA em um comunicado.

"As ANSF e as forças da coalizão realizavam patrulhas de segurança na província quando foram atacadas várias vezes por insurgentes portando armas de pequeno calibre, granadas lançadas por foguete e morteiros", afirmaram.

Os soldados da patrulha responderam ao ataque e pediram apoio aéreo.

São principalmente soldados britânicos os envolvidos nos duros combates travados com o Taleban em Helmand, nos últimos três anos.

Esses soldados e forças comandadas pelos EUA e que trabalham ao lado de militares do Afeganistão provocaram inúmeras baixas entre as fileiras do Taleban, mas Helmand continua a ser uma base de intensa atividade dos insurgentes e um centro produtor de ópio.

Horas antes, o Ministério da Defesa do Afeganistão havia dito que suas forças travavam intensos combates com integrantes do Taleban no distrito de Nad Ali (Helmand). Não ficou claro, porém, se o órgão referia-se ao mesmo conjunto de embates.

"Um grande número de baixas produziu-se durante os combates entre soldados afegãos e insurgentes. Mas não se conhece o número exato de mortes", afirmou o ministério.

Em outro incidente, soldados estrangeiros e do país mataram ou feriram 18 insurgentes em combates ocorridos no distrito de Arghandab, província ao sul de Zabul, disse o Ministério da Defesa em um comunicado divulgado na quinta-feira.

"No campo de batalha, foram deixados 12 corpos de insurgentes mortos", afirmou. Os soldados encontraram ainda 10 quilos de ópio deixados pelos insurgentes.

Leia mais sobre Afeganistão

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.