Maioria dos escoceses rejeita independência do R.Unido

Londres, 30 jun (EFE).- Uma pesquisa encomendada pela BBC indicou que 54% dos escoceses votariam contra a independência do país do Reino Unido caso um referendo fosse realizado agora, enquanto 38% se dizem favoráveis.

EFE |

No entanto, como costuma ocorrer com pesquisas deste tipo, os índices de rejeição e aceitação da independência variam de acordo com a maneira em que a pergunta é formulada.

Quando a pergunta foi formulada de maneira mais indireta (O Governo escocês deveria chegar a um acordo com o britânico para que Escócia possa se tornar independente?), a rejeição caiu para 50%, frente a 42% de opiniões favoráveis.

Além disso, 47% dos entrevistados disseram que preferem continuar pertencendo ao Reino Unido desde que o Parlamento escocês possa tomar decisões independentes sobre impostos e o gasto público.

Outros 22% opinaram que a Escócia deveria continuar fazendo parte do Reino Unido e que as decisões sobre os níveis tributários e o gasto público deveriam ser tomadas por Londres.

Quando perguntados se é provável que a Escócia alcance a independência nos próximos 20 anos, apenas 10% disseram que essa hipótese é altamente provável, 28% acreditam que é algo provável, enquanto 34% consideram bastante improvável e 24% altamente improvável.

Segundo o professor John Curtice, da Universidade de Strathclyde, os resultados da pesquisa indicam que dez anos de Governo escocês autônomo, incluindo dois com o partido nacionalista escocês, praticamente não estimularam o apetite dos escoceses pela independência. EFE jr/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG