Maioria dos eleitores hispânicos vota em Obama, segundo pesquisa

Washington, 4 nov (EFE).- Segundo uma pesquisa publicada hoje, 78% dos eleitores hispânicos preferem o candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, enquanto o republicano John McCain só consegue 13% de apoio.

EFE |

No mesmo dia em que os americanos decidem quem será o próximo presidente do país, uma pesquisa realizada pela "Univisión", "Reuters" e Zogby revela que três quartos dos registrados como eleitores hispânicos apoiarão o candidato democrata.

A pesquisa aconteceu entre 30 de outubro e 2 de novembro, e entrevistou 1.016 latinos registrados como eleitores.

Do total dos entrevistados, 54% disseram que a economia e o emprego foram os temas mais importantes que levaram em conta no momento de decidir em quem votar.

Assim mesmo, a saúde e a imigração foram relevantes, com 12% e 11% de preferência, respectivamente.

Os hispânicos representam 15% da população dos EUA e 9% do eleitorado.

Os dois candidatos disputaram o voto desta comunidade, sobretudo em estados considerados chave como a Flórida, onde a decisão desses eleitores pode mudar a evolução dos eventos como aconteceu nas eleições passadas.

Em 2004, o presidente George W. Bush obteve cerca de 40% do voto latino quando venceu o democrata John Kerry.

No entanto, as enquetes mostram que o apoio dos latinos aos republicanos se desgastou nos últimos meses, devido ao debate nacional sobre a reforma de imigração, que não foi aprovada nesta legislatura, e a piora da economia. EFE elv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG